Relato de Experiências / Propostas de atividades transversais
TEMA: Planeta Água
Dados
Titulo: “Crescer responsável com o futuro”
Escola: E. Média Estadual Jacinto Inácio.
Professora: Carla Oliveira
Duração da atividade: 13 dias letivos
Série: 1° ano
Conteúdo: Expressão oral e escrita, raciocínio lógico.
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências, Português, Artes e Matemática.
Objetivos
Objetivo Geral
Possibilitar condições para a construção de uma compreensão e comprometimento real em relação ao conhecimento e aos valores ambientais, mobilizando nos alunos, os interesses e preocupações com a problemática da água e sua participação ativa na proteção dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida.
Objetivos Específicos
• Analisar os problemas ambientais e exercer sua cidadania.
• Identificar-se como ser humano, como parte da natureza.
• Desenvolver valores: solidariedade, cooperação, sensibilidade, participação e responsabilidade.
Justificativa
Após realizar o perfil da turma e dos alunos, foi constatado a necessidade do desenvolvimento de atividades pedagógicas que promovam uma mudança de comportamento em relação ao ambiente em que vivemos. E somente através da Educação Ambiental é possível desenvolver um conjunto de valores fundamentais necessários a formação da cidadania e a uma relação mais harmônica com o ambiente em geral.
Metodologia
Estudo da localização e distribuições das águas, espaço de vida.
Dialogo sobre o Planeta Água.
Criar oficinas com material reciclável.
Produzir cartazes, desenhos e frases.
Solicitar aos pais que leiam sobre as lendas “Iara” e “Mãe d’água”.
Associar letra e som.
Criar jogos com hábitos de higiene e alimentares, importância das frutas e das verduras.
Dramatização.
Assistir histórias.
Utilizar o blog para interação e busca de soluções.
Recursos
• Lápis de escrever e borracha.
• Lápis de cor.
• Tenaz.
• Material reciclável (sucata).
• Blog.
• Tesourinhas.
• Cartolinas.
• Livros de histórias.
• Lápis de escrever e borracha.
• CD e DVD.
• Youtube.
Recursos
http://www.youtube.com/watch?v=xzh0j4xt7io
http://www.youtube.com/watch?v=ZQKxtVbFrbA
http://www.youtube.com/watch?v=dNSEp0FRC7Q&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=DHCwNmdho8o&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=QZqCS_-8zk4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=6AmZxf3RCtU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=xzh0j4xt7io
Avaliação
Este projeto será satisfatório se conseguir despertar no discente interesse e a participação nas atividades desenvolvidas,transmitindo conhecimento e entendimento, buscando enriquecê-los sobre o tema.
Bibliografia
JORGE, Leila. Inovação Curricular Além da Mudança de Conteúdos. Piracicaba: Unimep, 1994.
CORNAL, Minuano.: Bagé, Janeiro 2001. Metade Sul.
Padrão Referencial de Currículo: 1° versão: Temas de Relevância Social, Porto Alegre, 1998.
SILVA, Tomas Tadeu da. Os novos mapas culturais e o lugar do currículo numa paisagem pós-moderna, In Moreira A.F.B. (org) territórios contextados, O currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petropolis. Vozes, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário